EnglishPortugueseSpanish

Ebooks

Todo filósofo que se preze tem consciência de que sempre terá um débito com os filósofos antigos. E, como toda dívida deve ser paga, eis aqui, neste presente livro, a ocasião para quitarmo-la.

Como deve ser lido este livro? Como uma retrospectiva do percurso que nós realizamos, desde o primeiro contato com a filosofia grega até os pensadores do século XX. Nunca desprezando nenhum deles, mesmo que estejam séculos distantes e nem mesmo os subestimando como se suas teses devessem ficar restritas àquela época.
Deve o leitor estar atento para aproveitar os bons argumentos e evitar os erros, sugestão que Aristóteles deu em sua obra Tratado sobre a Alma (livro I, 2). Não procuremos encontrar teses às quais nos vincular; cremos que muitas vezes, seremos impelidos a conceber teses inéditas, devido à limitação daquelas existentes, o que pessoalmente fizemos.

Concebemos o livro em blocos ou temas, como “o que é a filosofia?” ou “Quem sou eu?”, pois nos pareceu mais adequada esta disposição, que gostaríamos de ver, também, nos currículos dos cursos de filosofia e nas pesquisas de pós-graduação, pois ficaríamos livres de servirmos cegamente a escolas ou a um único filósofo e poderemos, finalmente, sair em busca das respostas às questões filosóficas – da nossa existência. Não há, queremos deixar
bem claro, um curso de filosofia que forme especialistas em política, lógica ou estética, vistas como áreas isoladas. Um filósofo é uma pessoa que compreende (e faz os outros compreenderem) todos os temas aqui apresentados (superficialmente). Já um excelente filósofo (sábio) é aquele que é capaz de acrescentar suas próprias teses ou, pelo menos, novas justificativas às teses existentes.

Gostou desse livro? compre pelo menor preço na amazon! Você ainda tem a opção de comprar no formado digital ou impresso.
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
error: Content is protected !!