E-BOOK - Questões fundamentais de Hermenêutica

Informações

Autor:


Livro: Questões fundamentais de Hermenêutica


Páginas: 206

Sinopse

O termo hermenêutica provém do verbo grego (…) significa declarar, anunciar, interpretar ou esclarecer e, por último, traduzir. Apresenta, pois, uma multiplicidade de acepções, as quais, entretanto, coincidem em significar que alguma coisa é ‘tornada compreensível’ ou ‘levada à compreensão’.

Isso acontece em qualquer enunciado linguístico, que pretenda despertar uma compreensão, tornando algo inteligível. É o que sucede, principalmente, na interpretação ou esclarecimento de um enunciado obscuro, de difícil
compreensão, como, por exemplo, um texto histórico ou literário, cujo (1) sentido não aparece imediatamente, mas deve antes ser tornado compreensível.

E, por último, tal coisa ocorre na tradução de um texto, visto que toda tradição consiste na transposição de um complexo significativo para outro horizonte de compreensão linguística (2)
(…) Somente a mais nova hermenêutica, influenciada pelas ciências do espírito e pela filosofia, mostrou gradativamente que subjazem a isso tudo problemas mais profundos e mais fundamentais. Que significa afinal “compreender”? (3)

Download Download

NOVOS EBOOKS

E-BOOKS EM DESTAQUE

QUER RECEBER OFERTAS EXCLUSIVAS EM SEU EMAIL? CADASTRE-SE AQUI