E-BOOK - A Bíblia e a Arqueologia – Quando a Ciência descobre a Fé

Informações

Autor:

Livro: A Bíblia e a Arqueologia – Quando a Ciência descobre a Fé

Páginas: 422

Sinopse

Os três estudos mais curtos reunidos neste volume foram publicados numa série chamada Pathway Books. Por ter sido um dos editores e consultores dessa série, tive interesse prioritário em apresentar este trabalho; mas essa não é a minha principal razão. Meu motivo principal é crer que esta obra, agora revista e atualizada, profusamente ilustrada, virá a ser um manual muito útil para os leitores da Bíblia.

O Dr. Thompson fez há muito um estudo especial da arqueologia bíblica. Durante anos ele foi Diretor do Instituto Australiano de Arqueologia em Melbourne. Teve experiência prática em arqueologia de campo com a American Schools of Oriental Research nos sítios da Jericó e Dibom romanos. Como preletor de Estudos do Antigo Testamento numa escola de teologia, ele sabe como associar as descobertas arqueológicas com os interesses mais amplos do estudo bíblico.

A arqueologia certamente contribui de forma importante para o estudo da Bíblia. Grandes áreas, especialmente do Antigo Testamento, foram de tal forma iluminadas por ela que não é fácil imaginar o que os leitores pensavam a respeito antes dos dias da arqueologia bíblica. Todavia, a escala da sua contribuição pode ser exagerada e um dos méritos do livro do Dr. Thompson é que ele não faz reivindicações excessivas para a arqueologia, nem tenta fazer com que preencha um papel para o qual é inadequada. Apesar de toda luz que a arqueologia lança sobre o texto, linguagem e narrativa bíblicos, é impróprio, e praticamente desnecessário, apelar para ela a fim de “provar” a Bíblia. A arqueologia tem de fato corroborado a historicidade substancial do registro bíblico desde o período patriarcal até a era apostólica, mas não é por meio da arqueologia que a mensagem essencial da Bíblia pode ser verificada.

Download Download

NOVOS EBOOKS

E-BOOKS EM DESTAQUE